domingo, julho 20, 2008

Na fronteira da linguagens

Começam nesta segunda, dia 21 de julho, as inscrições para o curso Dramaturgia - Na Fronteira das Linguagens (acesse o blog do curso clicando aqui), cuja proposta é fazer uma introdução prática aos pontos em comum entre o trabalho dos contadores de história, o teatro, o cinema, a tv, as histórias em quadrinhos, RPGs e jogos eletrônicos. O foco é a observação do modo como as fronteiras entre esses campos se interpenetram e se combinam na contemporaneidade, através da dramaturgia. A coordenação está sob minha responsabilidade e a realização é da Fundação Joaquim Nabuco / Instituto de Cultura, através da Massangana Multimídia Produções.

domingo, julho 13, 2008

Gerais da Chapada

Para concluir a série de posts sobre a Chapada Diamantina, seguem hoje algumas imagens variadas de lugares marcantes, como a ponte de madeira sobre o rio com leito de seixos rolados, a cenográfica praça da cidade de Palmeiras, o leito pedregoso - e misterioso - do Rio Paraguaçu (um dos mais importantes da Bahia), além dos impávidos monumentos geológicos espalhados por vales que fazem gente parecer formiga: o Morrão, o morro do Camelo e o morro do Pai Inácio. No final, um por de sol para fechar a série.
























































































































domingo, julho 06, 2008

Duas estréias

Hoje tem programa duplo, imagens de Historinhas de dentro e de O fogo da Vida, que estrearam ontem aqui no Recife. A primeira, em cartaz no Teatro Apolo, foi escrita e dirigida por Samuel Santos, cujo sensível trabalho já vimos em fotos aqui no Liperama. A segunda peça, de autoria de Sônia Bierbard e Gustavo Falcão, foi dirigida pelo encenador português João Mota, do Grupo Comuna de Lisboa. Curiosamente os dois espetáculos enveredam de modos específicos - e para públicos distintos - pelos meandros de uma mesma região do corpo humano: o coração. Se Historinhas de dentro é uma fábula infantil contemporânea sobre uma menina que decide entrar em si mesma em busca dos mistérios daquilo que está guardado do lado esquerdo do peito, O fogo da Vida lança luzes sobre um dos mais célebres romances da história, aquele que viveram o poeta Rainer Maria Rilke (André Riccari) e a escritora Lou Salomé (Sonia Bierbard, comemorando 30 anos de Teatro).

Historinhas de dentro















































































O fogo da Vida