quarta-feira, janeiro 28, 2009

Serra Talhada II - Os espetáculos

Realizada no auditório do Colégio Municipal Cônego Torres, a IX Mostra de Teatro de Serra Talhada (PE) reuniu uma seleção de oito espetáculos das cidades pernambucanas de (pela ordem das fotos): Limoeiro (No humor como na guerra), Salgueiro (João e Maria), Arcoverde (A paixão e a sina de Mateus e Catirina), Caruaru (Biu e Zefa em: O mundo vai acabar), Recife (Que muito amou e Palhaçadas) e Cabo (Quando o sol vem à janela), e uma representante do Rio Grande do Norte, A peleja do amor, vinda de Mossoró. Do juri (na foto, da esquerda para a direita) participaram: o blogueiro que aqui escreve, o produtor Denis Gomes (Triunfo), o ator e promotor cultural Manoel Constantino (Recife), o ator e promotor cultural Clébio Marques (apoio logístico, Recife), o dramaturgo e historiador Adriano Marcena (presidente do juri, Recife) e o ator Cassiano Gomes (Rio de Janeiro).

















































Serra Talhada I - O evento

Aconteceu de 23 a 25/01 a IX Mostra de Teatro de Serra Talhada (PE), pólo cultural e comercial sertanejo que fica a 400 km do Recife. O evento, que homenageou o ator Arilson Lopes, também celebrou a posse de Isaltino Caetano, novo presidente da ARTEPE (Associação de realizadores de Teatro de Pernambuco), da qual faz parte a realizadora da mostra, a Fundação Cultural Cabras de Lampião. Criada e coordenada por Anildomá Willans e Cleonice Maria, a Fundação dedica-se há mais de dez anos a incentivar as atividades culturais no município bem como divulgar a rica herança daquela região. Na programação, também foram montados estandes mostrando o potencial turístico, cultural e histórico do Sertão do Pajeú, além de uma exposição histórico-fotográfica sobre o universo do cangaço. O evento contou com o apoio do SEBRAE, do FUNCULTURA, da FUNDARPE e da Secretaria de Educação do Governo do Estado.
.














































domingo, janeiro 18, 2009

Do tamanho do mundo!

Com uma gigantesca estrutura que lembra os atuais aeroportos das principais cidades brasileiras, o Shopping Salvador impressiona justamente pela generosidade do espaço interno, com corredores largos como ruas, imensas praças e uma ambientação clean e de bom gosto. Não sou fanático por shoppings. Apesar de práticos, acho-os barulhentos e exasperantes, naquele vai e vem inquieto de pessoas e nos excessivos estímulos ao consumo. Mas reconheço que o Shopping Salvador me impressionou positivamente: sua imensidão não sufoca e nem confunde ninguém (a planta é muito simples e inteligente). Sem falar que o estacionamento é gratuito. Aliás, é bonito ver que tanto na Bahia quanto em Sergipe, nenhum shopping cobra pelo estacionamento. Pelo menos até hoje.















domingo, janeiro 11, 2009

Festa em Penedo

Hoje aconteceu a festa e procissão do Bom Jesus dos Navegantes, na cidade de Penedo (AL), às margens do rio São Francisco. Geralmente pacata, a cidade estava com os hotéis lotados, as ruas cheias de gente e o rio repleto de balsas, barcos e canoas. Não deu para ver mais do que mostram as fotos. Desta vez estive ali só de passagem. Bem rápida, até.















quinta-feira, janeiro 01, 2009

Janos

O nome do mês de janeiro vem de Janos, deus romano, senhor dos Inícios (Janus Patulcius) e das Finalizações (Janus Clusius), guardião das portas, transições, passagens e travessias. Tinha duas faces, uma na posição comum, olhando para a frente, e outra na parte posterior da cabeça. Nas fotos deste post comemorativo da passagem do ano, duas fotos: uma feita às 6h da noite de 31/12/2008 e outra às 6h da manhã de 01/01/2009.