domingo, setembro 30, 2007

Auto da barca dos mundos

Samuel Santos, autor e diretor de O amor do Galo pela Galinha Dágua, volta aos palcos nas mesmas funções com o Auto da barca dos mundos, espetáculo que envereda por dez "pequenos universos" nascidos da realidade que todos partilhamos. São mundos como o do casal incomunicável, o das gordas assumidas, o do homem e seu rim desaparecido e até o dos matadores de políticos. Recursos do teatro épico, direção segura, cena despojada, texto inédito elaborado ao longo do processo de criação da peça e um elenco bonito que sente prazer no que diz e faz em cena. Temas fortes expostos ora alternando, ora mesclando tons: poesia, drama, desabafo, provocação direta. O olhar inquieto e apaixonado diante do mundo contemporâneo renova o valor de um discurso tantas vezes esvaziado por práticas que o negam, mas que não caducou justamente por tratar da necessidade de que não se perca a consciência diante da incoerência e hipocrisia humanas - tristes de nós se desistirmos de nós. Pena que a temporada acabou hoje no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), mas deverá voltar em breve, assim que houver pauta num dos poucos teatros que restaram no Recife.


































































domingo, setembro 23, 2007

33 anos de dança popular

No dia 21 de agosto aconteceu a apresentação única do espetáculo Brasil, meu Nordeste brasileiro, comemorando os 33 anos da Cia. Capibaribe da Dança. Administrado pelo multiartista Roberto Oliveira (autor e diretor da peça As vizinhas, cujas fotos foram postadas na semana passada), o grupo da cidade de Moreno (PE) já se apresentou em vários festivais, inclusive na América Latina e Europa, divulgando aspectos da herança popular do Brasil. No evento, além das homenagens de praxe, números de dança recriando vários folguedos e manifestações tradicionais - com bailarinos reunidos especialmente para a ocasião - foram apresentados com música ao vivo no palco do Teatro de Santa Isabel, em Recife.



























































domingo, setembro 16, 2007

As vizinhas

Hoje tem fotos d' As vizinhas, comédia de forte apelo popular. Despretensiosa e desbocada, finca suas bases no já consagrado mote de utilizar homens interpretando gozadíssimas caricaturas femininas - as vizinhas do titulo, duas fofoqueiras rivais que vivem aprontando uma com a outra. A peça, que está no Teatro Valdemar de Oliveira (sábados às 21h e domingos às 20h30) propõe-se a divertir a platéia brincando - e muitas vezes improvisando - com o grotesco das personagens e o absurdo das situações criadas. Como se trata de uma montagem nas mãos de excelentes profissionais, não é de admirar que o espetáculo cumpra muito bem o que promete. O texto e a direção são de Roberto Oliveira. No elenco, Lano de Lins (Zefinha), Júnior Barros (Carminha), Edinaldo Reis (sorveteiro, carteiro, garçom, vigia), Antônio Olivier (a manicure) e Gil Araújo (a filhinha). A produção é do Grupo Capibaribe.




























































domingo, setembro 09, 2007

Mais segredos da arca de Trancoso

Aproveito a onda para agradecer, registrando o carinho e a alegria de todos os que foram ao lançamento ou que enviaram mensagens de parabéns e justificativa de ausência. Foi massa, pessoal! Valeu meeeeesmo!!! E na mesma onda aqui vão as fotos que mostrei por lá, da primeira montagem (SESC, 1996), minha homenagem aos atores Ana Paula Andrade, Fátima Braga, Graça Belarmino, Maria Lúcia Soares, Quiercles Santana, Ricardo Costa e Silvana Menezes, que viajaram comigo para criar as bases do que veio a ser esta peça. Para quem me perguntou como comprar o livro, há duas opções simples: pedir pela internet (tem na Saraiva e na Cultura) ou adquirir em uma boa livraria de sua cidade. Caso não encontre na livaria local, lembro que a maioria delas aceita encomendas, com a vantagem de não cobrar frete - como é o caso dos pedidos pela web. O preço: R$ 14,80.


















































































domingo, setembro 02, 2007

Tênue melancolia

Tênue melancolia é o título do monólogo-recital com a atriz Galiana Brasil, criado a partir da obra do poeta Carlos Pena Filho. Dirigido por Marcus Rodrigues, o trabalho faz parte do projeto Poetas da Terra do SESC Santo Amaro, que há vários anos vem homenageando poetas locais através de teatralizações feitas por nomes importantes da cena recifense. Quem ainda não viu, veja no dia 6 de setembro (quinta-feira), às 20h no teatro do SESC Santo Amaro, lembrando que um pouco antes, a partir das 19h, tem Roda de poesia, um encontro super gostoso e descontraído onde todo mundo pode recitar seus poemas prediletos de qualquer autor.