domingo, junho 08, 2008

Lapa Doce

Que tal visitar uma caverna? Localizada no município de Iraquara, vizinho a Lençóis, a gruta da Lapa Doce (1) é considerada pela publicidade local como uma "introdução ao universo subterrâneo da Chapada Diamantina". E isso é um fato. De acesso razoavelmente fácil, essa gruta traz em si um pouco de tudo o que as cavernas da região podem oferecer, desde as famosas estalactites (2) e estalagmites (3) a outros inúmeros espeleotemas (4) apresentando formas sempre surpreendentes (5). Porém, o que realmente lhe deixará de queixo caído não será a aparência bizarra da maioria das formações que ali existem, mas a escala monumental da própria caverna. Para ter uma idéia dessa escala, observe a árvore da primeira foto: ela tem uns vinte metros de altura. Ou então tente localizar nas fotos 3, 13 e 15 as figuras humanas que visitam esse cenário, construído pacientemente pela natureza ao longo de milhões de anos, gota a gota de água e pó.

(1) Na verdade trata-se de parte de um complexo que totaliza 28km de galerias, dos quais só 850m estão abertos à visitação.
(2) São formações que "crescem" a partir do teto, pelo acúmulo de sedimentos trazidos pela água que se infiltra pelo teto da caverna.
(3) Estas formações "nascem" do chão, pelo acúmulo de partículas das gotas que caem do teto.
(4) Termo que designa, de um modo geral, as formações encontradas no interior das cavernas.
(5) As cores vivas de alguns espeleotemas decorrem do desmatamento na superfície, que facilita a infiltração de pigmentos de argila colorida nas águas que gotejam no interior da caverna.


































































































































Nenhum comentário: