domingo, agosto 26, 2007

O segredo da arca de Trancoso

Dia 4 de setembro (terça-feira) às 19 horas no salão de festas do SESC Santo Amaro, vai acontecer o coquetel de lançamento de O segredo da arca de Trancoso, segunda peça minha publicada na coleção Teatro de Papel das Edições Paulinas. A exemplo de Menino Minotauro, dessa mesma coleção, a obra também conta com as belas ilustrações de André Neves. O novo livro é sobre uma criança como outra qualquer que se vê com a responsabilidade de cuidar de uma arca misteriosa e cheia de poderes, cobiçada por ladrões e até por criaturas sobrenaturais. Pois, apareçam lá no lançamento. Na vida real, a trajetória desde a criação até a publicação dessa peça é cheia de lances bacanas, envolvendo muitas pessoas amigas e instituições, e isso também será revelado e comemorado na ocasião.









































































domingo, agosto 19, 2007

Música estranha

Foi esse o nome de um pequeno grande festival de música que aconteceu por aqui na semana passada. Música estranha por que? Porque foge do comum, pela complexidade que, através dela, emerge de elementos tão simples. Estranha, enfim, porque surpreende na sua beleza, harmonia, originalidade. Foram três dias de apresentações dos quais registrei o segundo, mais especificamente o trabalho de Orlando Nascimento, amigo com quem trabalhei há alguns anos e percussionista da banda Cefaléia Titânica. Por suas ligações com o teatro (Orlando é também bonequeiro e cenotécnico), seu trabalho solo ganha ares de uma encenação músico-teatral, na dinâmica corporal sintonizada com outros artistas e com filtros de barro, pedaços de ferro-velho, eletrodomésticos e até o assoalho do palco. Na oitava foto, a galera toda que se apresentou nesse mesmo dia. Quem souber os nomes de todos da foto, manda pra mim aqui que eu coloco.







































































































































































domingo, agosto 12, 2007

Dia dos Pais

Domingo com três posts de uma vez. O primeiro é para o dono do dia, uma foto, com muito carinho. O segundo é sobre o III Seminário de Crítica Teatral, seguido de um terceiro, com muitas fotos, sobre o Festival Estudantil de Teatro e Dança do Recife. Boa semana para todos.





III Seminário de Crítica Teatral

Este aqui raríssimo post sem fotos pretende divulgar a terceira edição do já referido Seminário, importante janela para reflexões sobre o fazer teatral no Estado. O evento é produzido pela Renascer Produções através de profissionais ligados às artes cênicas, como Rodrigo Dourado (Curador), Luciano Rogério (Coordenador Geral), Wellington Júnior (Coordenador Artístico) - aos quais agradeço o convite para participar como palestrante - e vários colaboradores. Nesta edição, que enfocará a Dramaturgia, convidados de Cuba e Colômbia ampliam o âmbito das discussões em termos latino-americanos, ao lado de dramaturgos pernambucanos. Conheçam a programação (cortesia de Leidson Ferraz, assessor de imprensa do evento) que acontece de 13 a 17 de agosto, das 18 às 21h no auditório da Biblioteca Pública Estadual (ao lado do Parque 13 de Maio), com INSCRIÇÕES GRATUITAS (seminariodecritica@hotmail.com / 3077 1441).

Dia 13/08 (segunda) - Performance: Rede:, com Vavá Schön-Paulino; Homenagem a João Denys e Palestra: Dramaturgia pernambucana aqui e alhures: Teatro, Cinema e TV pelas mãos de João Falcão, com João Falcão. Mediador: Elton Bruno Siqueira.

Dia 14/08 (terça) - Palestra: Teatro do Estudante de Pernambuco e Teatro Experimental de Cali: História e Memória Afetiva do Teatro Latino-americano, com Jacqueline Vidal Buenaventura. Mediador: Romildo Moreira.

Dia 15/08 (quarta) - Palestra: Dramaturgia Pernambucana no Teatro para a Infância e Juventude, com Luiz Felipe Botelho. Mediador: Rudimar Constâncio.

Dia 16/08 (quinta) - Palestra: Transfiguração da Matéria Popular na Dramaturgia Nordestina, com Rubem Rocha Filho e Vital Santos. Mediador: Leidson Ferraz.

Dia 17/08 (sexta) - Palestra: A Cena Continental: Teatro Latino do México ao Chile, com Vivian Martines Tabares. Mediador: Rodrigo Dourado.

OBS: Caso não vá participar de todo o Seminário, a inscrição poderá ser feita na hora.

Festival Estudantil

Aqui estão algumas imagens de espetáculos no V Festival Estudantil de Teatro e Dança do Recife, que estará acontecendo de 09 a 25 de agosto no Teatro Apolo em dois horários diários: 18h30 e 20H30. As três primeiras fotos são da peça que abriu o evento fora da competição, O sumiço da galinha Maristela, elogiado trabalho do Grupo Mulungu da cidade de Igarassu. As três imagens seguintes são de Um pequenino grão de areia, texto de João Falcão, do Núcleo de Artes Cênicas do SESC de Triunfo. Enfim, cenas de Cristela, a galinha da crista torta, de Ginaldo Pereira, com a criançada do Grupo Artedance e da Escola Imaculada Conceição de Jaboatão dos Guararapes. O evento é uma iniciativa muito bacana do produtor Pedro Portugal e é um dos poucos festivais competitivos do Estado voltados para iniciantes.




















































domingo, agosto 05, 2007

Interiores e sertões

Nem todo o interior nordestino é sertão e nem todo sertão no Nordeste é feito de areia e espinho. Você vai ver isso em muitas fotos a seguir. Por outro lado, o romantismo interiorano que havia nessa região vem perdendo a força aqui e ali. Parece que ninguém é poupado pelo poder do que as antenas parabólicas trazem com elas, sejam conteúdos construtivos ou não. Fico imaginando o futuro. Temo pelo modo como os que moram no interior olham para nós urbanos e tentam imitar isso que tantos chamam de "progresso" e "desenvolvimento". Metrópoles pagam um preço alto para serem como são, pois se constróem sobre a miséria humana e ecológica. O resto é só aparência e publicidade bem feita.