domingo, junho 22, 2008

Mucugê

Ao sul da Chapada Diamantina fica a cidade de Mucugê, outro importante núcleo do tempo dos garimpos. Com economia bem estruturada na pecuária e em produtos como a batata (tida como uma das melhores do mundo e exportada para vários países), o turismo vem ganhando espaço por conta dos óbvios potenciais locais: a beleza da região e da cidade, a arquitetura bem preservada e a identidade cultural expressa em detalhes que encontramos a cada esquina, como os ornamentos das igrejas e casarões seculares ou pequenas surpresas bem-humoradas como o carrinho-de-carregar-bêbado aguardando clientes num canto da praça principal. Esteja o turista sóbrio ou não, a verdade é que Mucugê é um lugar ótimo para se passear à pé, tanto de dia quanto à noite. A cidade já dispõe de pousadas bem equipadas de onde se pode partir para conhecer belezas naturais de fácil acesso (como o Projeto Sempre Viva, o rio Cumbuca e a cascata do Tiburtino) e uma culinária tradicional nordestina que flerta desinibida com influências estrangeiras (respire fundo e contemple as fotos do saboroso filé de traíra empanado - acompanhado com abacaxi, pimenta biquinho e passas - e da mousse de limão com calda de compota da mesma fruta, no restaurante "Sabor e Arte").





































































































6 comentários:

david santos disse...

Olá, Luis Filipe!
Para além do historial fantástico que aqui nos descreves, as imagens são espectaculares.
Muito bem recheada de História e cor esta tua postagem.
Parabéns e tem uma boa semana.
Até sempre.

David Santos

Luiz Felipe Botelho disse...

Olá David!
Agradeço teus comentários.
Gosto muito daquela região e sempre que posso estou postando um pouco das muitas fotos que tirei por lá em abril passado.
Uma boa semana pra ti

alioõn disse...

Olá moro aki em mucugê faz um bom tempo e é muito bom sentir o frescor dessa cidade linda,e maravilhosa e a sua postagem ficou muito bonita mostrando um pouco da chapada diamantina

abraços's.....

Luiz Felipe Botelho disse...

Obrigado pela visita e pelos comentários, Alioön. A Chapada é realmente um belo lugar para se morar e Mucugê é uma das cidades que mais me encantou com sua viva tranquilidade.
abraço

Andréia silva disse...

Olá pretendo ir a mucugê em fevereiro, pois a tempos venho querendo conhecer a região que acho linda!! tanto a história como as paisagens. Essas fotos me deixou ainda mais ansiosa..vc me indicaria uma pousada ou hotel na região ( não muito caro) desde já agradeço, abraço.

Luiz Felipe Botelho disse...

Gostaria de te ajudar, Andreia, mas não sei te informar. Fiquei no hotel que você vê na foto, com uma fachada colonial. Dividi o quarto com mais três pessoas. Como era baixa estação (abril), acabou ficando bem em conta. Sugiro consultar a internet e, caso escolha, tirar as dúvidas por e-mail. Abraço