domingo, março 07, 2010

Meu

As fotos de hoje foram tiradas na temporada que a peça Meu fez no Teatro Joaquim Cardozo em novembro de 2009. Em cenas que evocam aspectos caros ao universo da poesia contemporânea, Meu traz toques de realismo fantástico (o homem que tem orgasmos a cada 30 minutos, a mulher que controla os mergulhos de um peixe dourado num aquário) e evidencia o cinismo, a amargura e um certo niilismo, que parecem explicar as razões de uma persistente incomunicabilidade na abundância de possibilidades de comunicação desta estranha época em que vivemos. O Amor (aquele incondicional e avassalador, não essa mistura de paixão, apego e cobrança que insistimos em chamar de amor) parece inviabilizado justamente nessa dificuldade de comunicação, na dificuldade de perceber o outro e seu modo de ver o mundo e os sentimentos. Interpretados com economia de gestos e emoções, os personagens parecem presos em suas próprias visões de mundo e expectativas sobre a vida: não conseguem abrir mão de nada e, por conta disso, não têm os braços livres para abraçar o novo. É óbvio que "Meu" fala do ego, mas, mais do que isso, fala da persistência da crença de que precisamos ser donos uns dos outros, quando sequer conseguimos ser donos de nós mesmos. Ainda que se perceba que os atores poderiam ampliar seu domínio sobre a ação (o minimalismo nas interpretações não exclui a necessidade de presenças mais intensas) e a despeito da necessidade de um teatro um pouco maior e melhor equipado que valorize o jogo de proximidades e distanciamentos entre os personagens, Meu é um trabalho criativo, singular e até paradoxal, na medida em que vemos tanta força (até bruta) ser transmitida sob viezes de tanta delicadeza e poesia. Na direção, Marcelo Oliveira. No elenco, Eduardo Rios, Elis Costa e Marcelle Tartas.








6 comentários:

G.T. disse...

- sem palavras!
ainda encantada com seu blog, suas fotos, seus textos e peças.

saúde querido..
bj

Edson Cacimiro disse...

Uma conhecida me falou do seu nome e te procurei pela net, te achei e agora te sigo, depois vou ler com mais calma seus posts e os outros blogs,um abraço.

Vivien Morgato : disse...

off topic.....Lipe, estarei em Recife por uma semana, a partir do dia 05..vamos combinar algo??? me escreva, vivien_morgato@yahoo.com.br, beijos.

Vivien disse...

Felipe, cheguei....não acho seu email com o tel. Me liga?


estou no 2121-0909, quarto 402, beijocas!

Lívia Vilaça disse...

Olá!

Sou estudante do curso de ciência da computação da UFPE. Nesse semestre estou fazendo parte uma equipe junto com outros alunos do curso e estamos com uma proposta de desenvolvimento de um projeto inovador voltado para área de Cinema/Teatro/Artes cênicas.

Estamos levantando dados sobre a área das artes e pedimos sua colaboração respondendo esse questionário.

Se possível, divulgar tal questionário em blogs/twitter/onde for possível. Será de grande ajuda!

https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDV6ZVFlYVVZelJid2xvRV9PN2F5eHc6MQ

PS: o aspecto temporal do feedback é de grande importância, ou seja, por favor respondam o mais rápido possível.
PS2: Durante o desenvolvimento do trabalho, queriamos poder contar com a participação de todos com o interesse na área. A evolução dessa idéia depende demais de vocês. =)


Agradecemos desde já!

José María Souza Costa disse...

Eu sempre gostei de vir aqui. Faz um esforço para atualizar o blog.Eu adoro este espaço.estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles Estarei lá, grato esperando por vc
www.josemariacostaescreveu.blogspot.com