sábado, abril 21, 2007

Lilith

A peça Lembrem-se de Lilith! foi meu primeiro trabalho solo como diretor. Na foto, de 1991, os atores Francis de Souza (Lilith) e João Batista (Adão), enfrentando lindamente o desafio de ficar 20 minutos em cena convincentemente vestidos apenas com emoções. Para quem não sabe, segundo a mitologia judaica, Lilith foi a primeira mulher criada. Diz-se que ela veio ao mundo em igualdade de condições com Adão e que, temendo perder a liberdade no jogo das relações entre homem e mulher, optou por abandonar o Paraíso, passando a viver errante pelo mundo, como criatura demoníaca, revoltada, vingativa e destruidora. Desolado, Adão ganhou Eva de presente, mulher feita de uma costela masculina. Foi assim que, segundo as lendas, este triângulo amoroso e seus medos deram início ao mundo como o conhecemos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ahh Sócio!! Agora está explicado porque sempre quero duas mulheres na cama... e porque quero minha mulher social linda e delicada para dar as mãos e andar por aí ao mesmo tempo em que quero minha mulher vadia na cama... eu e todo macho... vem de tempos imemoriais... hehehe...

Bela foto! Queria ter visto a peça.

Luiz Felipe Botelho disse...

E vem mesmo, sócio. Pena que a gente se veja dividido na busca desses dois tipos de mulheres que, a princípio, existem potencialmente dentro de qualquer mulher, mas que nossos descaminhos sociais (com a colaboração dos próprios homens e mulheres, evidentemente) ajudaram a manter separados. A peça tb fala de homens divididos. Aqueles que só sabem mandar e aqueles que só sabem ser mandados. Estamos em um campo polêmico mas que, se puder ser encarado com olhos amorosos, pode poupar muito sofrimento para os homens e mulheres que ainda se farão futuro afora.

Acho que irias gostar da peça. Provocou muitas discussões e alumbramentos por estas bandas. Ficamos dois anos em cartaz e tivemos uma remontagem em 1996.

Anônimo disse...

"Acho que irias gostar da peça"

Tenho certeza que sim!

TARCIO OLIVEIRA disse...

Tenho esse texto.
É uma grande criação!
Abraço, cumpade.
:-)

Luiz Felipe Botelho disse...

Obrigado, cumpade.
Tenho o maior carinho esse texto e pela montagem. Sabias que ele levou nove meses para ficar pronto? Teve cinco versões até chegar a forma que chegou às suas mãos.
Abração pra ti

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcus ASBarr disse...

Esta é a obra que me levou ao teatro pela primeira vez, e foram poucas as vezes que me dirigi a estes espaços para assistir uma obra. Confesso que fui levado pela belíssima fotografia, que ainda hoje possuo impressa na capa do Caderno C, do Jornal do Commercio, na época que jornal era jornal mesmo.