segunda-feira, junho 05, 2006

Götheborg

Seguem quatro imagens da extraordinária réplica de uma embarcação sueca do século XVII, com a qual se fazia o transporte de mercadorias pela rota das chamadas Índias Ocidentais (hoje conhecidas como Américas). Veja a foto geral deste veleiro no post de 23.05.2006.



2 comentários:

Ana disse...

Sempre que me deparo com uma coisa assim, como esta réplica, penso que os adultos gostam de brincar! E que seria tão bom que brincassem de construir réplicas de navios antigos, ao invés de modernos navios de guerra com seus porta aviões, e todos estes artefatos da morte...

Tão mais fácil ser crianças...

Luiz Felipe Botelho disse...

É isso aí, Ana.
Adulto gosta de brincar sim. Nunca deixei de gostar de brincar. É por essas e outras que acho estranho esses vínculos que as pessoas criaram entre envelhecer e ficar sério: "comporte-se como alguém da sua idade". Ouço isso desde criança. E acho que vou ouvir mesmo quando eu tiver 100 anos e quiser empinar uma pipa na beira do mar.
Incrivel que haja pessoas que se sentem ofendidas por verem um adulto brincando. Habitozinho hipócrita, de querer enclausurar a alma das pessoas dentro delas mesmas. Espontaneidade e inocência correm sempre o risco de serem renomeadas como babaquice e ingenuidade. Aí todos ficam se contendo, tentando se comportar de um modo 'aceitável' pela própria 'tribo'. Mas tem um momento qPor isso as guerras, por isso a gana de grana que alimenta as guerras, que faz com que esses brinquedos enormes, que tu lembraste tão bem, sirvam pra matar e não pra fazer pessoas felizes.
Então, o negócio é brincar! Bricar muito e em paz, longe de quem se sente agredido por isso. A gente nasceu foi para brincar, mesmo.