terça-feira, setembro 26, 2006

Limiar

























Sequência de fotos da obra 'Avesso', de Renata Cardoso (quarta foto), aluna-mestranda em Artes Cênicas da disciplina Teoria e Técnica de Projetos Artísticos da Escola de Belas Artes da UFBA. A obra constou da exposição GUARD(A)RES, envolvendo alunos e professores daquela disciplina. Observe o detalhe do verso da máscara na terceira foto. Belo trabalho.

16 comentários:

Mariana Mesquita disse...

Bonito mesmo. A menina lá dentro é reflexo dela, ou faz parte da obra? Beijo.

Elis disse...

Caramba, lindo mesmo! Que material é esse? Barro, papel ou nenhum deles? Afe, tava com saudade docê. Perdi tanto post bonito... Deixa eu por a prosa em dia! Bjão!

Elis disse...

A propósito: vc sabe do nosso amigo Leonardo? Tá em manutenção desde a semana passada... Tô com saudade do Zumbizão, hêhêhê. Bj.

Luiz Felipe Botelho disse...

Mari, onde foi que viste essa menina no reflexo, que procurei e não achei? É sério?
Bj

Luiz Felipe Botelho disse...

Oi Elis! Uélcâmâguen!
A máscara é feita de látex, mas maquiada como se fosse um rosto real e no verso tem pedaços de renda e umas joiazinhas.
Saudades tb. Mande ver nas atualizações.
Bjão pra ti
P.S.: Também to sem saber do Leonardo. Que manutenção demorada. Já fui lá várias vezes e nada. Não sei agora... saberei já já.

Luiz Felipe Botelho disse...

Fui lá no Leonardo e ele continua em manutenção, Elis. Isso deve ser alguma novidade que ele está aprontando...

Anônimo disse...

Nossa... assim fico envaidecido!! :) Sabem como é... uma coisa leva à outra... começou com uma bobagem, mas coincidiu com lançamento de versão nova do LifeType (ferramenta de blog que utilizo). Daí comecei a fuçar aqui e ali... a redescobrir Style Sheets... a brigar com o bustiquinha do Internet Explorer e suas limitações (o Mozilla dá de mil na interpretação de código). Não se apoquentem não que logo, logo abro o boteco de novo! :)

Sobre a exposição: Corajosa a moçoila, hein? Já começar trabalhando faces! Muito legal!!

Mariana Mesquita disse...

Claro que é sério, menino! No verso da imagem, bem na área do nariz...

Oxe, olhei lá de novo, tou doida não! Ou tou?

Hehhehe.

Beijo

Anônimo disse...

Eu Tb vi dois oinhos no verso da imagem na altura do nariz. Se Mari tá doida, aqui tem mais uma pra fazer-lhe companhia.
O trabalho é massa mesmo. Desvenda essa, Lipe. Será se é mais uma do acarajé de amaralina?

Anônimo disse...

Então somos três, meninas!!! Êapoi, Felipe, foi por isso mesmo, o AVESSO, que achei maravilhosa a arte dessa menina. Parabéns pra ela! É outro rosto, os olhos semicerrados, inclusive. A boca entreaberta. ZÒIA de novo pra ti ver.
Beijo,
Tommy

Luiz Felipe Botelho disse...

Juro que não estava vendo, Mari. Tive que ampliar pra ver. Como tenho medo de fantasmas fiquei logo todo arrepiado, porque é uma figura formada pelas manchas. Não é proposital. Se você olhar mais verá que tem outras. Fico bobo com essas coisas. Incrível.

Luiz Felipe Botelho disse...

Aê, Leonardo! Bom que tu estás vivo cara! Imaginei logo que estavas preparando alguma surpresa.
Sobre a exposição, Renata é professora de maquiagem teatral e é especialista em próteses de látex. Ela fez uma coisa que nunca tinha feito: uma prótese de látex completa e maquiada do próprio rosto.

Luiz Felipe Botelho disse...

Na mosca, Cidinha.
Bem que eu sentia um cheiro de acarajé toda vez que tentava ver essas imagens misteriosas...
Garanhuns, comequefoi? Ta tudo bem por lá?

Luiz Felipe Botelho disse...

Zoiei e vi, Tommy.
E sabe porque me arrupiei todo? Porque os atores do Nô, gênero de teatro japonês, dizem que o verso da máscara é a imagem da morte (do ego) e que o ator, antes de usá-la, morre simbolicamente para dar lugar ao personagem. E se a gente olhar direitinho, o verso da máscara lembra também uma face mumificada.
O que me agrada no trabalho da Renata é esse ar de algo antigo, de uma memória impregnada 'do lado de dentro', no 'avesso' do Ser. E ao mesmo tempo a sensação de que aquilo que dá vida a uma máscara é mesmo algo que transcende o corpo. Mexeu muito comigo, afinal, trabalho com isso e muitas vezes vejo coisas que me impressionam. Parece loucura, mas não é.
Beijão

Mariana Mesquita disse...

Beijo, querido!
;.)

Luiz Felipe Botelho disse...

Beijo pra ti, Mari.
Faz uma viagem legal.