quarta-feira, outubro 04, 2006

Platéia
















Assistir a ação aparentemente estática dos que estão na platéia é outra possibilidade do espetáculo. Parecem imóveis, pois o grande movimento dos espectadores é na alma. No exterior, somente expressões discretas, poucos sons, cochichos, risinhos, gargalhadas, resmungos, até gritos ou bocejos. Se ficam até o fim, podem aplaudir, vaiar ou, pior de tudo, silenciar, como se nada ali tivesse valido a pena. Mas sempre vale. Teatro é um fenômeno que sempre deixa alguma marca que vale a pena, para quem atua no palco e para quem atua assistindo.

Viviane Madureira, Irandhir Glériston e Arilson Lopes em 'Quem tem, tem medo', da Remo Produções (Recife-PE) - apresentação realizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho, Salvador-BA.

6 comentários:

GÊNERO CINEMATOGRÁFICO disse...

É muito bom "assitir" a platéia, principalmente qdo é algo feito pela gente ou que agente já conhece, né não.
beijo Flip!

Luiz Felipe Botelho disse...

É isso mesmo.
Falou bem falado, Tchory.
Como sempre.
Beijão

Anônimo disse...

Nunca pensei na platéia atuando, como você sugeriu. Agora me confundi todo na semântica... hehehe... meu Português já não é o mesmo... Quem atua é um ator? Seriam então os espetáculos uma sinergia entre atores no palco e atores na platéia? Mas sim assim são, os da platéia representam alguém que não a si próprios???

Putz... em Inglês existe ator e "atuador", coisas bem distintas e no Português?? Nossa... acho que estou burro de sono! Boa noite. :)

Luiz Felipe Botelho disse...

Ahahahah! Nada de burro. Foi bem colocado e observado, Leo. Os espetáculos teatrais são realmente sinérgicos e envolvem palco e platéia. Enquanto os atores representam papéis de personagens, a platéia representa o papel de quem acredita no que está no palco. Do ponto de vista de cada indivíduo da platéia, cada um faz sua própria viagem ao aceitar as regras do 'jogo teatral'.
Bom dia pra ti!

paty disse...

Lipe,
para mim foi interessante ler este seu post, pois sempre notei as atuações de ambos os lados. E sempre me pegava indagando-me, quais seriam as atuações em cada alma que presencia o espetáculo.Essa foto está show...ela nos remete bem aos dois pólos.Beijos carinhosos.

Luiz Felipe Botelho disse...

Valeu Paty!
Aproveito pra ressaltar que a platéia atua de um modo diferente de quem está no palco. Beijo grande